REVISTA DUAS RODAS N 290 – 1999 Woodstock em Faro Em Portugal acontece atualmente o maior encontro do mundo organizado por um motoclube. DUAS RODAS foi conferir de perto como é a muvuca que atrai motociclistas de toda a Europa. Para quem está acostumado aos encontros do padrão americano, como a Daytona Bike Week, ou aqueles que são organizados no Brasil – incluindo o Megacycle – a 18ª Concentração de Faro, promovida pelo Moto Clube de Faro, em Portugal, é uma grande e saborosa novidade.
Pela primeira vez uma revista brasileira cobriu esse que é tido como o maior do mundo organizado por um motoclube e o segundo maior encontro europeu – só perdendo para a motofesta em Jerez de La Frontera, Espanha, na época do Grande Prêmio de Motociclismo. Duas Rodas esteve em Faro, cerca de 300 km ao sul de Lisboa, representada pelo colaborador João Gonçalves Filho, o Gau, experiente motociclista e profundo conhecedor de encontros em Daytona e no Brasil. Acompanhe o relato de Gau e divirta-se. A "concentração"- como se definem um encontro – foi na segunda quinzena de julho de 99. Com certeza, não há nada parecido por aqui CERVEJA E SARDINHA Faro realmente me surpreendeu. Nunca vi nada igual – e tenho milhares de quilômetros rodados em encontros. Para começar, todos os integrantes do Moto Clube de Faro trabalham muito, de 16 a 20 horas por dia, tirando lixo, entregando bebidas nos bares, molhando a terra com pipas gigantes, assando sardinhas na brasa, servindo comida... Isto para atender – pasmem – cerca de 25.000 pessoas numa área verde de 180.000 metros quadrados ! Lá todo mundo vai para acampar. A inscrição custa menos que R$ 45.00, incluindo oito refeições, camiseta, adesivo e uma caneca de alumínio para cerveja – para mim, o melhor brinde, pois vinha com uma corrente para amarrar na moto, na barraca e na cintura... A inscrição também dá direito a um local para montagem da barraca de camping. Não me lembro de ter visto tanta barraca pequena junta. Com aquele imenso acampamento e os milhares de motociclistas de bem com a vida, Faro pareceu estar revivendo o motociclismo americano dos anos 60 misturado com Woodstock – a grande festa hippie de 1968, nos EUA. Era comum ouvir frases como "sou livre", "mil milhas por dia", "as estrelas são meu teto". A segurança lá dentro é nota 10. Ninguém exagera, nada de "zerinhos", nada de empinar motos. Toda a segurança é feita pelo pessoal do Moto Clube de Faro e por pessoas de outros grupos, que são convidados a dar esse tipo de apoio. Os seguranças usam uma vistosa camisa amarela, e por cima, o colete do motoclube a que pertencem, com o nome do grupo e da cidade nas costas. Polícia não entra. Só ambulância para retirar ou socorrer os alcoolizados. Os shows, em um palco com mais de 20 toneladas de som e equipamentos, rolam até alta madrugada. O grupo de rock português "Xutos e Pontapés" , famoso por lá, foi a maior atração na sexta-feira à noite – o evento começa na quinta e termina no sábado à noite, já que no domingo é dia de voltar para casa. Mas o que agita mesmo a galera de "motards" ( nome dado aos motociclistas pelos portugueses) são os shows de "streep tease" e eróticos ( tem nu frontal, lesbianismo...). CADÊ A MOTO? Três grandes lonas como as de circo garantem lugares com mesas para as refeições. Às 10 horas de sexta-feira, quando cheguei, vi cerca de 20.000 canecas de alumínio ensacadas. `s 13 horas de sábado, a diretoria do Moto Clube de Faro emitiu um comunicado via fax para rádios e tevês de Portugal pedindo para ninguém ir mais para o encontro, pois as 25.000 inscrições haviam sido alcançadas e os portões de acesso seriam fechados. Em menos de uma hora depois, as redes de comunicação já davam a notícia em edição extra, pois o evento faz parte do calendário turístico de O aeroporto de Faro é mais moderno que o de Lisboa e fica a menos de 500 metros da "concentração". Nunca tinha visto tanto motociclista vestido à caráter ( roupas de couro, bandana, botas...) chegando ao encontro a pé, com a mochila nas costas. Parecia aqueles filmes de cowboy em que o cavalo do mocinho morre e ele chega à cidade a pé... Foi a cena mais engraçada que vi. Isso tem explicação: da Inglaterra, Alemanha ou países mais distantes, vir de moto é demorado e caro travessia no eurotúnel, no caso dos ingleses, mais pedágios caríssimos...). Fica mais fácil pagar cerca de US$ 150 numa passagem aérea e curtir a festa mesmo sem Para que ninguém pense que cheguei de avião, que fique bem claro que vim da Espanha com uma BMW R 1200 C-Cruiser, cedida pela BMW espanhola – mas essa é outra história. Fui muito bem recebido por Jorge Mateus, presidente do Moto Clube de Faro e seu "braço direito", o Brasa, como representante de Duas Rodas. Segundo eles, o primeiro brasileiro a fazer uma reportagem sobre o evento. Ganhei uma cartão VIP para comer e beber de graça, em qualquer lugar. Me arrumaram até uma barraca para dormir. Tratamento nota 20 ! Uma coisa triste, no entanto, são os acidentes fora da concentração. O pessoal lá anda "forte" nas autopistas, mas poucos pilotam com prudência. Nas estradas de curvas acentuadas, morreram oito no ano passado. Neste ano, segundo as informações locais, passaram de dez as vítimas fatais. Os acidentes acontecem principalmente no domingo, hora de voltar, devido às noites mal dormidas e ressacas das bravas. E não por falta de avisos e apelos, pois há cartazes espalhados pelas estradas pedindo cautela e cuidado aos motociclistas. Para se ter uma idéia da festa, até as 11 horas de domingo haviam sido consumidos mais de 50.000 litros de cerveja, 50 toneladas de frango, 120 mil pães, 5.000 rolos de papel higiênico (há 60 banheiros instalados no local ). O banho é comunitário em 30 chuveiros - mas o pessoal toma pouco banho, apesar da alta temperatura do verão português, entre 34 a 40 graus. Para quem procura um encontro mais fraternal, em clima de camaradagem e topa encarar uma barraca, Faro é mais interessante que Daytona. Além da facilidade da língua e da vantagem de poder dar uma esticada em outros países da Europa – como a Espanha, ao lado, que é um paraíso para viajar de moto. João Gonçalves Filho, de Faro, Especial para Duas Rodas Agradecimentos à BMW do Brasil, À BMW da Espanha e ao Moto Clube de Faro