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Relato de viagem
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Península Ibérica

PENÍNSULA IBÉRICAHoje dia 26/06/99 chegou mais um grande dia, a 13000 metros de altura rumo a Lisboa. Duas Rodas confirma com a BMW da Espanha que a moto estará esperando por mim em Madrid a partir do dia 28/06/99 após as 10 hrs.Nunca fui tão britânico, as 10 hás. e um eu estava conhecendo o Sr. Pereira diretor da BMW da Espanha. A moto chega com meia hora de atraso e me pedem desculpas pelo atraso, pois mandaram colocar bolsas laterais (de couro), e um pára-brisas na mesma.

A moto não tem 2000 km rodados .Me despeso do Sr Pereira e saio do Sub-solo do prédio da BMW, ainda meio tonto e meio sem jeito. A dois meses atras comprei uma BMW GS1200 para poder me preparar para rodar bem em Portugal. Não tive tempo e não consegui rodar 1000 km com a moto em dois meses. Quando comprei a GS fazia 3 anos que não andava de moto. Quando a moto saiu do prédio a ganhou as ruas de Madrid, as pernas tremeram. Ate a Concessionária Ibéria BMW são 25 km, esta concessionária aluga e viagens de moto dentro da Europa.Almoçamos com eles , arrumo a bagagem na moto, me despeço do Luiz que vai rodar a Espanha e Portugal com a namorada, vai gastar o dobro e vai se divertir a metade (este é o Luiz de Franca) (brincadeira) , nos vamos nos encontrar daqui a 21 dias no centro de Madrid as 18 horas. (e não é que certo?)Ponho a moto de volta na estrada (auto pista) e vou acompanhando o trafego na direita onde os braços duros devem pilotar para facilitar as ultrapassagens. São 16:30 do dia 29/06/99 a sensação de pilotar uma nova moto não da para descrever em 4 palavras.A sensação é como uma namorada nova, não tem livro que possa ensinar você a pilotar uma nova moto.Quando Duas Rodas me falou que a moto que a BMW havia cedido para esta viagem era uma Cruiser 1200, confesso que foi apavorante pois em segundos me passou pela mente os comentários que havia ouvido sobre a moto, "muito dura", "quebra-espinha", "não faz as curvas", "difícil de pilotar", etc. Hoje eu estou no oitavo dia de viagem, e os remédios que eu trouxe para coluna (tenho problema no nervo ciático) continuam no fundo da mala. A moto realmente não é para "Boy" e muito menos para quem tem bundinha de vidro (para não dizer "bundão").A pilotagem realmente é diferente das super esportivas, aqui quando ando nas auto pistas no meio dos Audis, porches e mercedes, o motor responde com uma força surpreendente, e é neste ponto que você sente a suspensão firme ao entrar nas curvas.Parando de 20 a 30 vezes por dia para fotografar, 8 dias de viagem, 4000 km, três anos sem andar de moto com problemas na coluna e com 52 anos de idade.A moto é realmente dura para quem tem mente mole e bolso pequeno.Quando terminei de fazer os três caminhos de Santiago de Compostela (veja Revista Duas Rodas N.º 292 ,1999 ), fui a Faro ver o maior encontro de moto do mundo feito por um grupo de motociclistas, chamado Moto Clube Faro (Veja Revista Duas Rodas N.º 290, 1999 )Em Faro e Santiago de Compostela eu gastei 6 dias, dos 21 dias em que eu passei viajando pela Península Ibérica, assim sendo passo aqui a narrar as cidades que mais me impressionaram e que eu recomendo a todos.MADRI : Uma grande capital, com muitas motocicletas, transito infernal, não tem lugar nem para estacionar motos, a Policia aceita as motos nas calçadas.A noite, no verão de Madrid é de arrebentar, há um bar ou restaurante para cada 40 habitantes, e todos eles ficam abertos ate as altas horas.LISBOA: A partir das 23:00 você não acha nem um restaurante para jantar, todos fecham neste horário. O transito é melhor que o de Madrid, só os bondes na contra mão é que assustam um pouco, mais são bonitos. Como eu pessoalmente não gosto das grandes cidades não cheguei a ficar um diaSANTUÁRIO DE LOURDES (FR) : Uma cidade aos pés dos Perigues com 18.000 habitantes, que recebem por ano mais de cinco milhões de visitantes vindos de mais de 150 países, depois de Roma é o santuário mais visitado no mundo. Lourdes é também a segunda maior cidade hoteleira da França.SANTUÁRIO DE FÁTIMA (PT):Ao contrario de Lourdes, o lugar estava vazio, cheguei a entrar com a moto no pátio da Catedral de Fátima. Dois padres na TV portuguesa estavam debatendo sobre Fátima ser mais comercial que espiritual.(coisas de padre..).TOLEDO (SP) : Esta cidade sem duvida nenhuma é a mais interessante para se olhar como era no passado, dentro das suas muralhas tinha de tudo, judeus, muçulmanos e cristãos, a cidade toda é da idade media com seus castelos e igrejas intactos, é sem duvida a cidade mais linda da Europa no que se refere a idade media. Só a catedral de Toledo de onde fui expulso por bater foto do altar(2 vezes) (sem flash) todo em ouro, fala-se em mais de 10 toneladas que veio da América do Sul, leia-se "Peru".LA MANCHA (SP) :Não tenho palavras para definir quando pus a moto ao lado dos Moinhos de Vento onde se originou Dom Quixote de La Mancha, em volta dos Moinhos estão pequenas cidades de grande valor histórico e pouco menos conhecida dos turistas.Ocanã, capital de La Mancha, onde passava a estrada que ia de Merida a Zaragoza.Yepes a 11 km de Ocanã tem igrejas do século 16.El Toboso, uma vila que ficou imortalizada por Dom Quixote ter sua amada nesta vila. Se você visitar todas as cidades com atrativos turísticos em volta de Toledo, você vai ficar na Espanha pelo menos uns 60 dias só nesta área.EVORA (PT) :Para os portugueses ela data muito antes de Portugal ser colônia de Espanha. A cidade é tombada pelo patrimônio histórico mundial.Do artesanato ate os costumes são uma rica mistura dos povos que construíram Evora. De templos Romanos ate urinas de pedras que datam de algum povo primitivo que viveu ali.BARCELONA (SP):A capital das motocicletas na Europa .Ali concentram-se o maior numero de motocicletas na Espanha por habitante. E é também o lugar onde mais se rouba motos na Europa, quanto mais ratos, mais gatos.ALBUFEIRA (PT):Muito parecida com a nossa Búzios em Cabo Frio, Rio de Janeiro, só que com águas frias e centenas de topless. A noite a cidade se transforma em uma espécie de Búzio "gigante", se falam todos os idiomas do mundo. Nos barzinhos a beira da praia o atendimento é péssimo e a cerveja (chopp) quente. Agora eu sei porque o nosso açoriano aqui em Florianópolis não atende bem o turista, está no sangueSe hoje eu fosse jovem , esta era a cidade que eu iria para ficar rico. A cidade é uma mar de dinheiro.TANGER (MA): Como me falaram muito mal de Tanger (estreito de Gibraltar), entrei em Tanger deixando toda a bagagem no hotel do lado Espanhol (Algemiras).A minha travessia e da moto custou 85 dólares ida e volta, ao descer em Tanger (a porta principal de entrada de Heroina na Europa), fiquei meio nervoso, tem muitos marroquinos em cima de você, como eu estava de moto o assedio foi pouquíssimo.Resolvo ir ate Casa Blanca rodei 200 km e a paisagem não mudou nada, cheguei em Rabat resolvi voltar pois não vi nada de interessante , como urinas, fortes Tc...A paisagem nesses 200 km era de agricultura de subsistência , com o solo árido e mal tratado pelo tempo, tirei dezenas de fotos e volto a Tanger. Para quem vinha rodando dentro da Espanha, Portugal e França, Marrocos fica sem graça. O idioma é um problema e a policia assusta um pouco.GIBRALTAR (GB): Onde foi feito o filme "Os canhões de Navarone. É uma cidade inglesa dentro da Espanha. E é também a única cidade Inglesa onde o transito não obedece as normas de transito inglesas (ainda bem).No alto de Gibraltar tem um clube de moto com alojamento para quem esta viajando, etc...Gibraltar foi uma grande base militar na 2º Guerra Mundial. Hoje vive mais de sua zona franca e irritam o governo espanhol que quer Gibraltar de volta ao domínio espanhol. O lugar é lindo.CARTAGENA (ESPANHA):Tenho que parar de ver filmes de piratas, entrei na cidade procurando navio (replicas) de piratas, depois é que fui ver que os piratas viviam ou se escondiam era em Cartagena (Colômbia), no Caribe. Mas mesmo assim a cidade tem ótimos museus, fortificações militares e belas praias. O porto é pequeno, para uma cidade que ficou famosa pelas esquadras espanholas que ali aportavam.PORTO (PORTUGAL): Pode ser a terra de um vinho famoso, infelizmente só fiquei uma tarde nesta cidade. O transito é maluco e sempre engarrafado. Fui conhecer as universidades e quase que eu fui atropelado duas vezes. Os hotéis são carissimos. A comida é ótima.ANDORRA : Um principado encravado no meio da França e Espanha, uma cidade voltada para o turismo da neve, por ser zona franca o comercio de acessório de motos é uma coisa incrível, tanto nos preços quanto nas quantidades de loja. Indo e saindo de Andorra você anda um bom trecho das estradas que circundam os Pirineus, quem gosta de "joelho no chão" é um prato cheio.ST-JEAN-PIED-DE-PORT (FR): Esta é a cidade do nosso Paulo Coelho, é aqui que começa o Caminho de Santiago de Compostela para os brasileiros, só que para mim chegar nesta cidade foi o maior sufoco sem falar francês, gasolina no fim e as 8 horas da noite o sol ainda alto nas vilas e povoados, os postos de combustível fecham as 8 horas. Achei uma pequena moto (devia ser outra CG da vida) que com muito gesto entendeu que eu não tinha mais combustível, me fez sinal para acompanha-lo e um posto foi aberto para abastecer a usina da Cruiser, outra pequena moto me salvando. Este deve ser o meu carma.FARO (PT) : Não sei como é a cidade. Sei que tem um grande aeroporto, mais moderno que o de Lisboa.Para que eu vou querer conhecer mais uma cidade se eu estou dentro do maior encontro de moto do mundo feito por um grupo de moto. Chamado Moto Clube de Faro, aos meus amigos Brasa e José Amaro, o grande presidente de um grande grupo, muito obrigado pela recepção.PALHOÇA (BR) : Uma pequena cidade onde nasci e onde morre os sonhos das viagens terminadas. A cada tempo incorporo um espirito faminto por aventura e na roda da vida o sonho de realizar mais uma viagem se transforma numa nova aventura, diz a frase do amigo José Paranhos "Ficando a sós e calando a voz".Nossos agradecimentos a BMW da Espanha, Sr. Pereira e a BMW do Brasil, José Carlos, e como sempre, a Revista Duas Rodas.GAUFIM

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