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Relato de viagem
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(Diário) de Florianópolis ao Alasca - Page 13

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28/08 à 12/09 - Calgary - Canadá - Mata-Mouros -  MÉXICO        Já se passam mais de 25 dias , a concessionária aqui, a BlackFoot Motosports, levou uma semana para abrir o motor da minha moto, uma semana para pedir as peças que na BMW da Alemanha que eles julgavam necessário para fazer o reparo e uma semana para montar a minha moto.         Hoje, tarde do dia 28 de agosto de 2001 é que me entregaram a moto, o conserto total ficou em US$2.650 dólares, e me cobraram US$96 dólares de óleo e mais alguma coisa que não estava na garantia. (os US$2.650 dólares quem vai pagar é a BMW do Brasil), eu ate pensei em brigar, mas achei que não iria valer a pena brigar por pouco.         Isto em termos de autorizada foi o maior absurdo que eu já vi, as concessionárias daqui não são como na América do Sul ou mesmo na América Central. Aqui, eles são país de primeiro mundo e não precisam ter peças em estoque e se você tem que ficar esperando. Em toda a América Latina, as concessionária são obrigadas a manter as peças em estoque e também ser concessionária exclusiva da BMW. Aqui a BMW BLACKFOOT, também é autorizada da Honda, Yamaha, Kawasaki, Triumph, Suzuki, Moto Gussi e outras que eu não me lembro (mais umas dez pelo menos).         O que eles me alegaram, é que tem serviço de mais e mecânicos de menos, e estavam com 14 dias de atraso no serviço deles. Primeiramente eles iriam trocar o motor da moto, depois vieram com uma conversa que a moto poderia ter ficado sem óleo (por culpa minha) e que quanto a isso não teria garantia. Quando veio o diagnostico era a corrente do comando de válvulas, mais as engrenagens. Eles me perguntaram se eu não havia aberto o motor pois estava faltando uma mola no esticador da corrente, um mecânico que não sabe afirmar se um moto já foi aberto ou não é muito incompetente. A unica coisa que eu sei é que cada dia aqui parado me custaram US$100 dólares por dias, sendo que as vezes ate mais.         Passei vários e-mails para a BMW do Brasil confirmar a garantia da minha moto para a BMW do Canadá. Cheguei a pedir ajuda ao Alberto Pelegrini, do Megacycle que por ser meu amigo d e pronto me retornou com solução.         Só sei que não quero passar por isto de novo, você fica com uma incerteza danada, e isto vai minando as tuas forças. Eu já havia ate mesmo visto o preço de uma moto aqui, usada da kawasaki 650, US$3.500 dólares, uma virago usada (com 15.000km) saia por US$3.200 dólares. A mão de obra de um mecÂnico de moto, é de US$75 dólares a hora.         A concessionária aqui é uma das maiores que já tinha visto, quando você entra com a moto na concessionária você passar a ser tratado por um numero e daí para frente a coisa só caminha do jeito deles e não tem choro e nem colher de chá. Se você esta viajando, se vem d e longe, azar, você agora é um simples numero e pronto. A BMW da Alemanha vai ter que mudar urgentemente a política de atendimento no Canadá e Estados Unidos, onde as concessionárias sequer tem peças e os mecânicos hora mechem numa Suzuki e hora nem uma BMW.       E com isto tudo quem ganha, são as Harley Davidson, que vão ganhando o respeito, uma concessionária que atende exclusivamente Harleys  e tem atendimento VIP. A moto que viajava comigo, uma Harley Davidson da Costa Rica, teve um problema,  e fomos ate a autorizada a da Harley, onde o vazamento do motor foi tirado com troca de peças na garantia, mesmo que este motor tenha ficado submerso dentro de um rio quando estávamos cruzando o México. Colocaram dois mecânicos direto na moto dele para que o Arturo, não perdesse tempo em sua viagem. Um mecânico fazia o serviço que estava na garantia e o outro colocando acessórios.         No Brasil nós temos boas concessionárias BMW, que não as para reclamar, eu alias, não posso nem abrir minha boca quando a minha moto estiver em uma concessionária brasileira. Na Costa Rica, além de ter peças para a minha moto, ainda consertaram a mesma na garantia em menos de uma tarde, e no outro dia ainda me trocaram o pneu e óleo como cortesia.         A BLACKFOOT aqui não tinha nem mesmo o filtro de óleo da minha moto. E só trocaram as velas porque varias motos usam a mesma. A minha moto no Brasil tem um ano de garantia com kilometragem livre, aqui no Canadá é 3 anos de garantia com kilometragem livre, ou seja, dois pesos e duas medidas.         Pior de tudo é que a moto agora ficou com uma vibração que antes não tinha, eu acho que apertaram demais o coxim do motor, na saída já tive que voltar porque esqueceram de ligar o velocímetro da moto.         Vamos falar um pouco de coisas boas.....Eu estou retornando a viagem depois de 25 dias sem por o rabo em cima da moto, agora tenho que ter muito cuidado para pegar o ritmo de novo, e começar a armazenar adrenalina. Amanhã parto no rumo de Toronto, depois para Nova Escócia e ali encontro o Oceano Atlântico, e lá mesmo já vou poder gritar:  “ COLOCA MAIS FOGO NO FEIJÃO,MAS NÃO DEIXA ELE QUEIMAR...QUE EU JÁ ESTOU VOLTANDO.”      



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