Blog

Featured

(Diário) de Florianópolis ao Alasca - Page 5

Página 5 de 16

11/06 à 22/06 - Cartagena (Colômbia) - Fronteira Panamá/Costa Rica Sai de Cartagena dia 11/06 às 9 horas da manhã num pau velho de um barco que depois o mesmo me surpreendeu... pois tinha um motor possante o rasgava bem as ondas indo até que pegamos uma tempestade às 5 da manhã que eu na rede fiquei que nem doido molhado chamando pela mãe.... Às 6 horas quando clareou o dia e que vi o tamanho das ondas, eu fiquei pensando com os meus botões... aqui é que os homens choram e nem  suas mães escutam... eu não vou falar da comida para vocês poderem jantar bem hoje só vou falar da água que era usada para lavar a louça... duas bacias, na primeira eram lavados  o grosso e na segunda  com a água mais limpa, o que restava!, essa segunda que no amanhecer eu achei que era uma bacia do café... Às 10:30 chegamos em Acandi uma cidade perto da fronteira com o Panamá. O barco fundeou e desceram a minha moto para uma chalupa, um barco com borda alta, em  1 hora estávamos em Abugana. Nesta cidade dei saída na moto e na minha pessoa. Dali a 40 minutos de barco... (o mesmo barco) já estava em Porto Obadia, já em território do Panamá. Ali já deu crepe com a imigração... O cara queria que eu tivesse um bilhete aéreo de volta ao Brasil, esta é a lei deles aqui para os brasileiros... chamei a nossa embaixada em dois dias resolveram o meu problema... A moto... a moto desmontei para entrar no avião “grande” que vinha no domingo dia 17. Eu cheguei nesta cidade (Currutela) no dia 14 à tarde... O avião “grande” veio e a moto mesmo desmontada não entrou no avião fiquei ao lado da pista vendo o avião ir embora e me deixando numa situação tão desesperadora que não atinei a mais nada... Lembro que fiquei estático por uns bons minutos e ouvi uma voz ao meu lado: PARA FALAR COM O GERENTE DA OUTRA CIA AÉREA QUE SÓ TEM AVIÃO PEQUENO... falar o que? Se o grande não levou... lá me fui deixando a moto e toda a minha bagagem na pista, exploda-se se roubarem algo... “Sr. Ramon... me ablaram que o sr. pode resolver o meu problema”...  “já sei levar a moto, vou ter que cobrar tantas passagens, quantos bancos do avião eu retirar... deixa a moto na pista mesmo, que a hora que o avião chegar eu vou lá...” Três horas chega o avião com cara de mau... aquele tipo de avião metido a grande... O comandante só disse uma palavra... “Tira os dois bancos e põe a moto”... eu não quis acreditar no que ouvi... a moto entrou que nem precisou de vaselina... você e o resto da moto vão amanhã, pois tenho que pegar outros passageiros nas ilhas se soubesse que teria moto e passageiros aqui eu tinha cancelado as ilhas. No dia seguinte ao embarcar no avião que parecia um avião que a força aérea brasileira e a americana usam... um avião chamado búfalo... só que este ao lado do búfalo não passa de um gato... pois a pista que ele aterrisa além de ter curva tem mais buraco que estrada de chão e toda a pista não tem 250 metros... Na terça-feira eu fui no avião mais as minhas coisas da moto ficaram (rodas e garfo dianteiro)... pois o avião e para oito e íamos em 10, pois tinha uns índios que iam ficar no meio do caminho e como eles são pequenos, o comandante achou que avião e o peso e não tinha problema. O número de gente em cada banco de 2, ia três... eu não acredito no que vi e estou escrevendo... uma viagem assim deixa você mais crente das coisas... Chego em Panamá revistam minhas coisas (aduana). No dia seguinte vou buscar a moto com um carro da BMW Ibéria Motos. Vou montar a moto sem muito esforço e com a cortesia desta revenda BMW. As rodas não tinham chegado, trago o corpo da moto e novamente a ADUANA deles revisam tudo de novo... Levamos a moto e não dá tempo de montar hoje de tarde, pois no Panamá só se trabalha até às 5 da tarde. Volto no aeroporto e pego as rodas que chegaram, já são 6 da tarde a ADUANA deles me revisa as rodas e me libera... Dia seguinte às 8 já estou na Ibéria Motos... hoje é quarta-feira, às 13 horas a moto fica pronta, vou ao hotel busco a bagagem e saio agradecendo ao gerente Luis Carlos Torrero e me vou embora querendo naquela tarde dormir na fronteira, são 470 km, quando sai o velocímetro da moto não marcava voltei e fiquei ali até às 5 da tarde e não demos jeito... Volto ao hotel durmo e saio às 6 da manhã debaixo de um temporal que vai me acompanhar por mais de 300 km... Quando estou chegando na fronteira, um pequeno posto da bendita ADUANA deles diz que a moto não pode rodar no Panamá porque a Aduana de Porto Obadia e a aduana do aeroporto de onde desembarquei, tinha que ter dado a mim um “permisso de trafego” Sr. por favor, eu como brasileiro posso ensinar os senhores a trabalharem? Quem entende de lei aqui no Panamá são os turistas ou são as Autoridades Panamenhas? Final da História a moto está retida na Aduana deles aqui de David, e eu escrevendo estes versos achando que eu é que estou errado por estar num país que não gosta de turistas ou as pessoas aqui tem muito que aprender. Não é à-toa que no Brasil já estudaram mais de 5.000 panamenhos nas nossas universidades e uma grande parte está trabalhando no Brasil, que além de ser um grande País, temos uma alfândega e uma policia federal a altura de qualquer País de primeiro mundo. Tinha um casal de alemães em uma van (camionete) que estavam com o mesmo problema meu, eles entraram e não deram documento algum a eles, assim quando foram sair, o mesmo problema... Eles são uma gracinha, na entrada a Aduana deles não dá qualquer papel a você na saída, te complicam a vida... ou por propina, ou é burrice mesmo... se alguém tiver tempo enviem um pedaço deste relato para todas embaixadas do Brasil, principalmente a do Panamá, para ver qual a resposta do Relações Públicas desta embaixada vai dar... Hoje dia 22/6 estou a 50km da fronteira com a Costa Rica e a 1 km de gritar incompetente... A Colômbia e o Peru que só tem problema, a Aduana deles é perfeita e Gentil... a Policia nem se fala... aqui levei uma multa hoje, de 84 km/h onde era 80... depois de muita conversa o guarda me deu a multa e sem jeito falou que eu não ia ter problema em paga-la pois não eram computadorizadas... Amem seu guarda... Boa noite para os amigos e bom dia para este país chamado Panamá... onde você tem que ter paciência e se passar por burro... Um abraço e até a próxima parada! E a Novela Continua...

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Assafrão: de XT pelo SUL em 2004
A Maior Viagem de Moto dentro do Brasil Passando p...